Com a volta às aulas, campanha reforça o uso da lombo-faixa e da faixa de pedestres em pontos de grande circulação da cidade.
Durante o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, realiza uma série de ações educativas com foco na conscientização de pedestres e condutores sobre a importância do uso correto da lombofaixa e da faixa de pedestres. Após um período de atividades voltadas principalmente aos motoristas, as ações deste mês passam a priorizar o comportamento seguro dos pedestres, especialmente com a retomada do ano letivo.

A programação teve início nesta segunda-feira, 2/2, com ações em dois períodos do dia, em horários de maior fluxo de veículos e pessoas. Pela manhã, a atividade foi realizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nas proximidades do ponto de ônibus do Hospital de Base, e, no período da tarde, na Rua Antônio de Godoy, em frente ao Poupatempo. As abordagens seguem ocorrendo em locais estratégicos da cidade, definidos a partir do volume de circulação e do histórico de travessias de pedestres.
Com a volta às aulas, as ações também serão intensificadas nas proximidades das escolas, com orientações direcionadas às crianças, pais e responsáveis. De forma educativa e lúdica, as equipes reforçam a importância de atravessar sempre na faixa, utilizar a lombofaixa e adotar atitudes seguras nos momentos de entrada e saída dos alunos, contribuindo para um trânsito mais organizado e seguro.
Segundo a pedagoga Natália Curti, responsável pelas ações, o objetivo é reforçar comportamentos que salvam vidas. “Neste momento, nosso foco é o pedestre. Com a volta às aulas, intensificamos as orientações nas portas das escolas e em pontos de grande movimento, para reforçar que o lugar seguro de atravessar é na faixa. A educação começa desde a primeira infância e essas ações ajudam a conscientizar de forma leve e positiva”, destaca.
Além desta campanha, o Departamento de Educação para o Trânsito também realizará outras ações educativas ao longo do mês de fevereiro, incluindo atividades de orientação durante o período de Carnaval, com foco na conscientização sobre os riscos de misturar bebida alcoólica e direção, incentivando escolhas seguras, como não dirigir após consumir álcool e optar por outro condutor ou transporte por aplicativo.
