Missão em São Paulo apresenta potencial econômico do município; objetivo é firmar acordo com Assunção e abrir portas para empresas rio-pretenses.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto deu, nesta semana, mais um passo decisivo no projeto de internacionalização do município. Em missão oficial ao Consulado Geral do Paraguai, em São Paulo, a pasta iniciou tratativas para estabelecer um relacionamento estratégico com a capital paraguaia, Assunção, e fomentar novos negócios para o setor de comércio exterior local.
A comitiva rio-pretense foi liderada pelo secretário da pasta, Mario Welber, acompanhado pelo assessor Fernando Marques e pelo responsável pela área de Negócios Internacionais, Wyllames Noberto. O grupo foi recebido pela cúpula consular do país vizinho em São Paulo, representada pelo ministro consular Jorge Augustin Valenzuela e pela adida comercial Criss Diaz, representante do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai.
Durante o encontro, descrito pelas autoridades como extremamente importante, foi apresentada a força da metrópole de São José do Rio Preto. Como parte da estratégia de atração de investimentos e promoção do município, a secretaria entregou a Conjuntura Econômica — documento basilar com os principais indicadores da cidade — e exibiu o vídeo institucional do município, em espanhol, demonstrando o preparo da cidade para dialogar com o mercado latino-americano.
“Esta reunião foi fundamental para expor o município em duas frentes vitais: a institucional e a do potencial empresarial local. A presença da autoridade consular e da representação do Ministério da Indústria e Comércio nos permitiu mostrar que nossas empresas são motores de desenvolvimento robustos e competitivos”, destacou o secretário Mario Welber.
Sinergia e aproximação com o Paraguai
Não é de hoje que São José do Rio Preto mantém comércio exterior com o país vizinho. Em 2025, as exportações para o Paraguai representaram 11,6% da participação total, com aproximadamente 8 milhões de dólares. A receptividade das autoridades paraguaias ao interesse da pasta foi imediata. Diante dos dados apresentados, o Consulado avaliou o intercâmbio entre as cidades como estratégico. O foco agora se volta para a capital, Assunção, visando criar um canal direto que facilite a entrada de mais produtos e serviços rio-pretenses no Paraguai, um dos mercados que mais crescem na América do Sul.
Com a sinergia estabelecida entre os interesses de Rio Preto e as oportunidades oferecidas pelo Paraguai, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico parte agora para as tratativas práticas de aproximação com Assunção e para a definição de agenda bilateral e ações para o setor de COMEX. É relevante lembrar que também foram estabelecidos os primeiros contatos com o município de Saltos del Guairá, onde esteve visitando recentemente Rio Preto o secretário de Desenvolvimento e Indústria, Thiago Catelan.
“Não estamos apenas fazendo visitas protocolares; estamos construindo pontes reais. Saímos desta reunião com a missão de desenhar iniciativas concretas para o nosso setor de Comércio Exterior local, consolidando Rio Preto como um player ativo no cenário internacional”, finalizou Mario Welber.
