Procon de Rio Preto promove treinamento para equipe interna

Formação aborda atualizações no sistema Procon Digital e boas práticas no atendimento.

A equipe do Procon de São José do Rio Preto participa, na quarta e quinta-feira (23) e (24) de um treinamento ministrado por servidores da Fundação Procon de São Paulo. A capacitação é voltada a novos estagiários e servidores de carreira e aborda atualizações no sistema Procon Digital e boas práticas no atendimento ao público.

Segundo o diretor do Procon de Rio Preto, Fernando Papa, a atualização constante da equipe é essencial para manter a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O treinamento contribui para que todos estejam alinhados às novas demandas e processos do Procon Digital, garantindo mais agilidade e segurança na defesa dos direitos do consumidor”, afirmou.

O curso é conduzido por técnicos da Fundação Procon-SP, e inclui orientações sobre preservação de dados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), procedimentos de registro de denúncias e fiscalizações, além do correto andamento e retorno das Cartas de Investigação Preliminar (CIPs).

A CIP é um procedimento inicial utilizado pelo Procon para tentar resolver reclamações de consumidores de forma rápida e informal. Assim que o consumidor protocola sua queixa, o Procon envia a CIP ao fornecedor, que tem prazo para apresentar uma resposta. Se a resposta for satisfatória ao consumidor, o caso é encerrado. Caso contrário, o cidadão pode formalizar a reclamação, que segue para análise, possível audiência de conciliação e demais medidas administrativas.