Primeiro domingo de tarifa zero tem aumento de 20% no uso

Mais de 11 mil passageiros utilizaram gratuitamente o transporte coletivo.

O primeiro domingo com tarifa zero no transporte coletivo municipal de São José do Rio Preto, realizado neste dia 20 de julho, registrou um aumento expressivo no número de passageiros. Foram 11.475 pessoas utilizando os ônibus gratuitamente ao longo do dia, representando um acréscimo de aproximadamente 20% em relação ao domingo anterior, dia 13, quando 9.584 passageiros utilizaram o serviço.

A expectativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é que, nas próximas semanas, esse número aumente ainda mais, atingindo um crescimento total de até 30% no número de usuários aos domingos.

“Esperamos que cada vez mais pessoas aproveitem essa gratuidade para momentos de lazer em família. O objetivo desta gestão é justamente garantir que todos tenham condições de passear, se divertir e aproveitar a cidade aos domingos. Com essa iniciativa, esperamos chegar a um aumento de pelo menos 30% no número de passageiros nas próximas semanas”, destacou o secretário de Trânsito e Transportes, Ederson Merighi Pinha.

As linhas mais utilizadas nesse primeiro domingo de gratuidade foram:

•    310 – Shopping Iguatemi
•    301 – Débora Cristina
•    218 – Parque Nova Esperança
•    306 – São Francisco

Atualmente, cerca de 60 linhas municipais operam aos domingos em Rio Preto, atendendo todas as regiões da cidade. A iniciativa, que faz parte do projeto “Domingo é dia de passear”, tem como principal objetivo garantir mais mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida à população, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com a Tarifa Zero, os moradores podem aproveitar opções de lazer como o Parque da Represa, Ginásio Municipal, Zoobotânico, Cidade da Criança, Pet Park, Parque Ecológico Educativo Norte e Sul, entre outros, sem custo com transporte, incentivando passeios, prática de atividades físicas, encontros familiares e participação em eventos culturais.

O investimento estimado da Prefeitura para a Tarifa Zero aos domingos, com o aumento de passageiros em torno de 30%, é de cerca de R$ 70 mil por domingo, recurso que retorna à população em forma de mais oportunidades de convivência e lazer.