Notificações por dengue seguem em queda no mês de março, em São José do Rio Preto

Boletim epidemiológico da última quinta-feira (20) aponta redução de 36% no número de notificados.

As ações desencadeadas pela Prefeitura de São José do Rio Preto no combate à dengue, em parceria com a população, estão resultando na queda das notificações, dos casos confirmados e, consequentemente, dos atendimentos da rede pública de Saúde.

No boletim epidemiológico da última quinta-feira (20) o município contabiliza 6.336 notificações por dengue em março, entre as quais 1.201 foram confirmadas, 190 descartadas e 4.945 continuam em investigação. No ano, as notificações chegaram a 45.744, das quais 33.175 foram confirmadas, 6.636 foram descartadas e 5.933 continuam em investigação. 

A queda do número de notificações por dengue em março é de 36% em relação a fevereiro, enquanto as notificações de fevereiro caíram 30% em relação a janeiro. 

“A redução dos casos de dengue é uma vitória de toda a cidade. Seguimos vigilantes e contando com a colaboração de todos para manter esse avanço, eliminando focos do mosquito e garantindo um ambiente mais seguro para a população”, destacou o prefeito Coronel Fábio Candido.

Ações intensificadas

Apesar da queda das notificações, as ações de combate à dengue continuam sendo intensificadas, entre elas a instalação das estações disseminadoras de larvicidas (EDLs), que estão na segunda etapa, com três mil novas armadilhas; as nebulizações costal e veicular, realizadas em todas as áreas de abrangência da cidade, e a mobilização da sociedade, com atividades realizadas em diversas áreas do município por instituições e voluntários. 

Apesar da mobilização, a epidemia ainda está ocasionando casos graves e óbitos. O boletim confirmou cinco novas mortes por dengue. A Prefeitura lamenta as mortes ocorridas e continua realizando todas as ações de manejo e assistenciais para evitar novos óbitos. 

Com a colaboração de todos, Rio Preto segue firme na luta contra a dengue, garantindo mais segurança e saúde para a população.