Solução tecnológica foi desenvolvida pela Empro para otimizar a busca por informação.
Martina. É o nome da atendente virtual que responderá aos munícipes que buscarem informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria do Bem-estar Animal. O Atendimento Digital Bem-estar Animal 24h está em fase de teste. A solução foi desenvolvida pela Empro – Tecnologia e Informação, após demanda da Secretaria do Bem-estar Animal.
O chatbot (software) simula conversa humana por meio da Inteligência Artificial (IA), permitindo interações mais personalizadas e fluídas. Além de funcionar 24 horas por dia e reduzir o tempo de atendimento e o custo, melhora a experiência do usuário. “O atendimento estendido é uma demanda da população. Agora, o munícipe terá resposta todos os dias, 24 horas, em relação às dúvidas sobre denúncias de maus-tratos, castração e adoção, além dos demais serviços oferecidos pela Secretaria do Bem-estar Animal”, conta a secretária Tamires Afonso.
Acessibilidade
Outra vantagem da solução é a acessibilidade, pois permite enviar mensagens de voz, respondidas também por mensagem de voz. “Qualquer pessoa pode usar, é a democratização do acesso. Importante ressaltar que a solução está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma o presidente da Empro, Marco Antonio da Silva Rodrigues.
A solução desenvolvida pela Empro simula um atendimento humano, em uma conversa. “O uso da inteligência artificial nos permite fugir daquele padrão tradicional de opções numeradas e compreender o contexto da conversa. A inteligência artificial é um produto direto de machine learning (tecnologia que permite que computadores aprendam com dados). A partir da demanda do usuário, a atendente busca em sua base de conhecimento e treinamento e conduz o atendimento”, explica o diretor técnico da Empro, Anderson Manoel Sanches, responsável pelo desenvolvimento da solução.

Testes
O Atendimento Digital Bem-estar Animal 24h já está disponível para a população, por meio do WhatsApp (17) 99136-5413, para uma fase inicial de teste. “Vamos precisar da colaboração dos usuários nesse primeiro momento, para identificar pontos a serem melhorados”, afirma Tamires. Durante essa fase, a partir da interação dos munícipes, a inteligência será aprimorada, rumo à maturidade da solução.