Assistência promove atendimento emergencial para atualizar o CadÚnico

Secretaria identificou que 13,1 mil famílias de Rio Preto estão com o cadastro desatualizado.

Por meio de um plano de trabalho emergencial, a Secretaria de Assistência Social de Rio Preto inicia, na primeira semana de agosto, um mutirão para atualizar o Cadastro Único das famílias rio-pretenses atendidas por programas sociais do governo federal. O objetivo da ação é evitar que famílias em situação de vulnerabilidade social tenham benefícios bloqueados por falta de atualização cadastral.

O setor técnico da Secretaria já identificou que, atualmente, há 13.191 cadastros desatualizados no município.

“Muitas vezes, o beneficiário só se dá conta da falta de atualização quando o benefício é cortado e, com isso, a família pode perder alguns meses de benefício. Estamos nos adiantando para preservar os direitos dessas famílias”, explica a secretária de Assistência Social, Sandra Reis.

Para atender à situação emergencial, foram contratados temporariamente 15 entrevistadores, que se juntarão aos 21 já atuantes na estrutura permanente dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

Serão feitos chamamentos em todas as unidades para informar a população atendida sobre a necessidade de conferir o status dos dados. Aqueles atendidos com qualquer tipo de limitação ou redução importante da mobilidade — como os acamados — receberão a visita domiciliar dos entrevistadores.

A expectativa da Secretaria é concluir essa atualização em, no máximo, 90 dias.

A iniciativa do município está amparada por portaria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que autoriza esse tipo de parceria em caráter emergencial. “Nosso principal objetivo é garantir que nenhuma família fique sem seu benefício. Por isso, não há tempo a perder”, comentou Sandra Reis.