Rede municipal inicia ano letivo com 37,5 mil alunos em São José Rio Preto

Aulas começaram nesta terça, 3/2, com novidades pedagógicas e reconhecimento nacional.

As aulas da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto começaram nesta terça-feira, 3/2. As escolas abriram a partir das 7h da manhã para receber os estudantes, marcando o início do ano letivo de 2026 para 37.508 alunos distribuídos em 150 unidades escolares.

A rede é formada por 134 escolas municipais, 13 unidades parceiras e três extensões. Do total de estudantes, 7.916 estão matriculados em creches, 8.029 na pré-escola, 21.437 no Ensino Fundamental e 126 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste ano, a rede inicia as atividades com novidades pedagógicas e reconhecimento nacional. São José do Rio Preto recebeu o Selo Ouro de Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação, que certifica a eficiência das políticas municipais voltadas à alfabetização. O município alcançou 130 dos 150 pontos possíveis no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Outro indicador positivo é o avanço no Índice de Fluência Leitora (IFL), que subiu de 4,5 em março para 6,6 em novembro de 2025, demonstrando a evolução contínua da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e consolidando um crescimento de 10% no desempenho final em relação ao ano anterior.

Novidades

Entre as principais novidades está a implantação do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae. É a primeira vez que o programa será aplicado em toda a rede municipal, alcançando alunos do Ensino Fundamental. A iniciativa prevê a capacitação de professores entre fevereiro e março, seguida pelas atividades práticas com os estudantes até setembro, com encerramento em outubro por meio de feiras de negócios nas escolas.

Outra novidade é o uso da plataforma Matific, que auxilia o aprendizado de matemática por meio de jogos e atividades interativas.

As escolas já receberam os livros e materiais didáticos para o início das aulas. Em relação aos uniformes, durante o mês de fevereiro será feito o levantamento dos tamanhos dos alunos para garantir a entrega correta, sem a necessidade de trocas. Cada estudante vai receber um novo kit, composto por duas camisetas de manga curta, uma camiseta regata e duas bermudas.

Preparação

Para garantir um retorno seguro, os profissionais do transporte escolar passaram por treinamentos na última semana. Na segunda-feira, 26/1, motoristas participaram de formação com a Polícia Rodoviária Federal sobre educação para o trânsito e condutas seguras. Já na terça-feira, 27/1, 120 motoristas e 70 profissionais de apoio receberam treinamento de primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros, com orientações sobre situações de emergência, como quedas, engasgamentos e crises convulsivas.

Acolhimento

Na Escola Municipal Antônio de Souza, no Residencial Caetano, o primeiro dia foi marcado por acolhimento e movimentação intensa. A diretora da unidade, Maria Emília Leite de Abreu, destaca o trabalho realizado durante o período de férias. “Há um empenho muito grande em janeiro com a parte administrativa, infraestrutura, limpeza e organização pedagógica. Quando os professores retornam, analisamos para o que foi realizado no ano anterior para investir em 2026 e melhorar sempre a qualidade da educação”, afirma. Sobre o retorno dos cerca de 650 alunos, ela completa: “A escola vazia fica um prédio imenso. Agora ela tem vida, é um local onde as pessoas trocam experiências e aprendem sempre mais.”

Mãe dos alunos Agatha, do 5º ano, e José Paulo, do 2º ano, Edilene Perpétuo Brajatto da Silva acompanhou a chegada dos filhos. “A Agatha é mais ansiosa e estava empolgada, acordou cedo e passou a semana inteira arrumando as coisas. Já o meu menino queria ficar em casa mais uns dias, mas veio todo empolgado também”, conta.

A professora Cintia Regina Moraes Miguel, há sete anos na unidade, recebeu uma nova turma de 1º ano. “É um momento de ansiedade e de expectativa, tanto para os pais quanto para as crianças. É uma fase de acolhimento para que possamos desenvolver um bom trabalho durante o ano”, diz.

Serviço

Para informações sobre solicitação de vaga em creche (0 a 3 anos) ou matrículas, os responsáveis podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na rua General Glicério, 3947, Redentora, ou entrar em contato pelo telefone (17) 3211-4000.