Foram escolhidos 22 representantes entre titulares e suplentes de dez categorias.
A eleição do Conselho Municipal Afro de Rio Preto (CMA) para o biênio 2025-2027 mobilizou 461 participantes neste sábado, 24/1. Foram eleitos representantes titular e suplentes de dez segmentos: Organização Geral do Movimento Negro; Juventude; Trabalhadores; Mulheres; Povos Originários; Ensino e Pesquisa; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; CRP – Conselho Regional de Psicologia; CRESS – Conselho de Classe do Serviço Social e Personalidades Notórias. Nesta última categoria, todos os candidatos estão no órgão colegiado.
A eleição teve início às 9h22 e término às 17h01, sendo que as portas foram fechadas às 16h22, no saguão do piso térreo do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, na região central da cidade. A apuração aconteceu após o término da votação. Os trabalhos foram encerrados por volta das 21h30.
A primeira reunião presencial acontece neste sábado, 31 de janeiro, às 9h, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, Centro).
Poder Público
As secretarias municipais de Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes e Lazer, Habitação, Meio Ambiente, Mulher, Saúde e Trabalho e do Emprego integram o Conselho Municipal Afro, com direito às vagas de titular e suplente. Os escolhidos são indicados.
Deliberativo
Em agosto de 2025, por meio da Lei 14.813, o CMA tornou-se deliberativo, com poder decisório. A mesma norma cria o Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Equidade Racial (FUNPPIR), para atender as ações de promoção de equidade racial e manutenção do CMA.
O órgão colegiado tem objetivo de fiscalizar e sugerir políticas que visam a coibir, reduzir e eliminar as discriminações étnico-raciais, buscando atingir condições de igualdade social, econômica, pública e cultural, assegurando a liberdade e o exercício de direitos, bem como a plena participação da população representada nas atividades políticas, econômicas e raciais.
Confira os eleitos
Segmento: Organização Geral do Movimento Negro
Mônica de Mello Monteiro – titular
Fernando Canevari Braga – suplente
Segmento: Juventude
Caroline de Lucca – titular
Abner Felipe Rafael suplente
Segmento: Trabalhadores
Gabriela Carolina dos Santos Pinto – titular
Régis Eduardo Aielo suplente
Segmento: Mulheres
Inhandara Verusca da Silva – titular
Roberta dos Santos Cunha – suplente
Segmento: Povos Originários
Salene da Costa Nascimento – titular
Joice Franciele da Silva Lopes Moraes – suplente
Segmento: Ensino e Pesquisa
Dulcimar Costa Lozada – titular
Lucas André Dalbert – suplente
Segmento: OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
Camila Bernardo dos Santos Roque – titular
Juliana Nassar Baptista – suplente
Segmento: CRP – Conselho Regional de Psicologia
Juliana Mogrão Moreira – titular
Thainá da Silva Costa – suplente
Segmento: CRESS – Conselho de Classe do Serviço Social
Tatiane Pires Lacerda – titular
Vitor Coelho Gudeli – suplente
Segmento: Personalidades Notórias
Claudionora Elis Tobias – titular
Manoel Messias Pereira- titular
Gláucia Cristina Rodrigues Gomes – titular
Sidney Coelho Cabral Junior – titular
