Ação educativa levou informação e conscientização a novos condutores durante exames práticos de motociclistas.
A Secretaria de Trânsito e Transportes, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, realizou nesta quinta-feira, 27/11, uma ação de orientação voltada aos recém-habilitados. A atividade ocorreu na Cidade do Trânsito, durante a aplicação dos exames práticos para motociclistas, grupo que ainda concentra o maior número de vítimas em sinistros viários. A iniciativa teve como objetivo reforçar boas práticas de direção e estimular hábitos mais seguros para quem está iniciando sua vida como condutor.
A mobilização contou com a parceria da Associação das Autoescolas. Para o presidente da entidade, Márcio Júnior Rodrigues, a presença da equipe municipal é fundamental na formação de novos condutores. “Esta já é a segunda vez que recebemos a equipe da Secretaria com essa campanha neste ano, e isso é muito importante, principalmente para os motociclistas, que enfrentam mais riscos no trânsito. A moto exige atenção redobrada. Essas ações ajudam a ampliar a conscientização e contribuem para um trânsito mais seguro. Hoje, cerca de 280 pessoas devem passar pelos exames”, destacou.
A pedagoga Natália Curti, responsável pela ação, explicou que o trabalho é contínuo e acompanha a rotina de formação dos futuros condutores. “Buscamos participar dos exames sempre que possível, abordando tanto os alunos que estão sendo avaliados quanto seus familiares. Às vezes o pai acompanha o filho, ou o aluno ainda está em fase de aulas. Aproveitamos esses momentos para entregar o material educativo, orientar e reciclar conhecimentos. Nosso papel é conscientizar e colaborar para um trânsito melhor”, afirmou.

Entre os participantes abordados estava Cassiane Vitória Fernandes, de 18 anos, que havia acabado de ser aprovada nas categorias A e B e recebeu o material educativo, um jornal com mensagens de orientação e conscientização voltadas especialmente aos motociclistas. “Achei muito legal. O trânsito está bem perigoso ultimamente, então essa iniciativa é muito importante. Com certeza vou ler o material e procurar ter ainda mais consciência ao dirigir”, disse a recém-habilitada ao deixar o local.
