Dona Capi recebe 30 mil visitantes em dez dias

Estimativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de Rio Preto.

Mais nova e já famosa mascote de Rio Preto, a Dona Capi recebeu cerca de 30 mil visitas em dez dias. A estimativa foi feita por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo por meio de sondagens realizadas nos horários de pico.

“No início da manhã, assim como no fim da tarde e no início da noite, a movimentação é intensa. Identificamos visitantes de mais de 50 cidades diferentes”, afirma o secretário responsável pela pasta, Mario Welber.

Segundo ele, há dois grandes grupos de visitantes que passam pelo marco inicial do futuro Parque da Capivara: famílias que vêm a Rio Preto para outras atividades e aproveitam para conhecer a escultura, e aquelas que têm como principal objetivo visitar e registrar fotos com a Dona Capi.

As entrevistas informais com os visitantes identificaram “CapiLovers” da capital paulista e de cidades do interior, além de turistas de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e até do Rio Grande do Sul. “Não há dúvida de que a ampla divulgação na imprensa tradicional — jornais, rádios e emissoras de TV — e nas principais páginas das redes sociais fez o assunto ser o mais comentado desde a chegada do Papai Noel, no último dia 14, quando essa obra de arte foi apresentada à população. Isso gerou um interesse crescente”, comenta Welber.

Parque da Capivara

A escultura Dona Capi — a simpática capivara que representa o mascote popular de Rio Preto — tem três metros de altura e foi instalada às margens do Lago 1 da Represa Municipal, em frente ao Complexo da Swift. A obra foi doada pelo artista Fernando Fachini, que a esculpiu em isopor revestido com fibra.

O nome da mascote foi escolhido na data da entrega da obra por meio de votação popular realizada no Instagram oficial do município. A Dona Capi é o marco zero do Parque da Capivara, uma série de intervenções — como paisagismo e letreiros “instagramáveis” — que serão instaladas naquela região.

No local também está sendo instalada a Árvore da Vida, que será completamente revestida por iluminação de LED capaz de criar formas e cores, resultando em um painel cônico. “A árvore foi construída com material reaproveitado daquela árvore de Natal que ‘saiu navegando’ pelo Lago 1 no início do ano. Tudo foi feito de maneira econômica e sustentável”, conclui o secretário.

Letreiro

Uma equipe contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo instalou na tarde desta terça-feira, 25/11, um letreiro, ao lado da Dona Capi, com a frase “Eu amo São José do Rio Preto”