Agentes administrativos são capacitados sobre comunicação não violenta

Treinamento promovido pela EGP reforça compromisso com valorização do servidor e melhoria contínua dos serviços prestados à população.

 Escola de Gestão Pública Ana Maria Vilela (EGP) promoveu, na quarta-feira (15/10), a terceira etapa do curso de Comunicação Não Violenta, voltada aos agentes administrativos da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, cerca de 150 profissionais participaram das três formações, realizadas também nos dias 1º e 8 de outubro.

Uma nova capacitação está programada para o dia 17/10, na sede da Secretaria de Saúde. Entre os temas abordados no curso estão empatia, escuta ativa, identificação de sentimentos e mediação de conflitos no cotidiano de trabalho, com foco na melhoria da comunicação interpessoal e no atendimento humanizado.

“Poder trazer vocês para um momento de aprendizado e crescimento pessoal é o nosso objetivo. Este é apenas o começo de muitas ações de aperfeiçoamento que virão. Faço questão de reforçar a importância do desenvolvimento individual, por meio de cursos e palestras. Aproveito também para parabenizar todos pelo trabalho desenvolvido — a Saúde tem sido muito elogiada”, destacou o secretário de Saúde, Rubem Bottas.

O objetivo da Saúde é promover capacitações mensais aos agentes administrativos, fortalecendo a valorização dos servidores e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

“A capacitação foi tão abrangente que ultrapassou as fronteiras profissionais, contribuindo também para reflexões no ambiente familiar. Recebemos um feedback muito positivo dos participantes, que consideraram o curso enriquecedor. Antes, não havia uma formação estruturada voltada especificamente aos agentes administrativos, que são profissionais que lidam diretamente com o público”, afirmou a diretora do SUS, Paula Sodré.

A formação está sendo ministrada pela educadora Alessandra Alves Garcia Arruda Pagliarini Lima, servidora de carreira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Graduada em Serviço Social e Direito, e pós-graduada em Política Social, Alessandra possui ampla experiência em mediação e conciliação de conflitos, contribuindo para uma abordagem prática e sensível ao tema.