Ação promovida pela Secretaria de Saúde integra a campanha Outubro Rosa.
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a sexta-feira (03) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2025, no Teatro Paulo Moura. O evento reuniu mais de 600 participantes para uma capacitação com a médica mastologista Thaissa Daud de Faria, que abordou mitos e verdades da saúde da mulher em todos os seus ciclos de vida.
A cerimônia contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Rubem Bottas; da Secretária Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri; além da chefe do departamento de Atenção Especializada, Diene Longhi; e da gerente do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm), Fabíola Valério.
Durante sua fala, Rosicler destacou a importância da capacitação para o fortalecimento das ações de proteção e cuidado das mulheres em situação de vulnerabilidade:
“A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial atende mulheres que são vítimas de violência e realiza um trabalho essencial em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar e a Delegacia de Defesa da Mulher. Atendemos, só no primeiro semestre deste ano, mais de 3.500 mulheres, muitas em situação de vulnerabilidade e não têm a dimensão da importância da mamografia. Por isso, participar dessa capacitação é extremamente importante para que possamos oferecer um atendimento ainda mais qualificado a essas mulheres”, afirmou.
O secretário de Saúde, Rubem Bottas, ressaltou o papel da campanha como instrumento de conhecimento e fortalecimento das políticas públicas de atenção à mulher:
“É uma satisfação estar aqui hoje dando início a um ciclo de aprendizado e fortalecimento da política de atenção à mulher, um dos temas mais relevantes da Secretaria de Saúde. Por trás de cada estatística, há uma pessoa. Políticas como essa promovem conhecimento, diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e, acima de tudo, dignidade às mulheres”, disse.

“Saúde da Mulher em Foco: as quatro estações”
Neste ano, a campanha Outubro Rosa tem como tema “Saúde da Mulher em Foco: as quatro estações”, com abordagem integral da saúde feminina em todos os ciclos de vida — da menarca ao climatério.
Na capacitação, a mastologista do Caesm, Thaissa Daud de Faria, tratou de temas como menstruação, gravidez na adolescência, uso de preservativos, importância do papanicolau, mamografia como exame preventivo do câncer de mama, pré-natal, reposição hormonal e osteoporose.

Dia D
A programação do Outubro Rosa continua ao longo do mês em todas as unidades de saúde de Rio Preto. No dia 8, está agendada uma mobilização — Dia D — da campanha, com ações também no paço Municipal. No Caesm, serviço de referência especializado na saúde da mulher, será realizado café da manhã e distribuição de mimos para pacientes e funcionárias.
Outras ações
A Prefeitura de Rio Preto também está apoiando outras ações que serão realizadas em prol da campanha.
– 15/10, às 19h: palestra “Direito das mulheres mastectomizadas”, no auditório da OAB. Interessados em participar devem se inscrever previamente pelo link.
– 18/10, às 8h: Crossfit Outubro Rosa, no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Montanhez (Av. Nossa Sra. da Paz, 1600 – Jardim Alto Alegre, São José do Rio Preto). Um dia de treino solidário em apoio à luta contra o câncer.
–24/10, às 9h: palestra “A mulher que existe dentro de você”, com a farmacêutica e empresária Gigi Carvalho, para servidoras da Secretaria de Saúde.
Iluminação
Durante todo o mês, o Paço Municipal, a Secretaria de Saúde, o Semae e o Caesm estarão iluminados de rosa, reforçando o símbolo da campanha: o laço rosa que representa a luta contra o câncer de mama.
Rádio Educativa FM
A Rádio Educativa FM promove série sobre a Campanha Outubro Rosa, com quatro matérias que abordam temas relacionados à saúde integral da mulher. Clique e confira:
Matéria 1 – Saúde integral da mulher
O Outubro Rosa em São José do Rio Preto vai além da prevenção ao câncer de mama e amplia o cuidado integral com a saúde da mulher. A enfermeira Fabíola Pereira explica como esse trabalho está sendo desenvolvido. Link
Matéria 2 – Diagnóstico de Câncer de Mama
O Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Rio Preto, a Secretaria de Saúde realiza ações voltadas ao cuidado integral da mulher. Link
Matéria 3 – Atendimento especializado e completo
O CAESM é referência no atendimento à saúde da mulher em São José do Rio Preto, oferecendo diagnóstico e acompanhamento especializado. Link
Matéria 4 – Laços que fortalecem
O grupo Laços de Vida completa 12 anos em São José do Rio Preto, oferecendo acolhimento e apoio a mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Fundadoras, voluntárias e profissionais de saúde contam como essa rede fortalece o processo de cura. Link