Objetivo é oferecer acolhimento emergencial a pessoas em situação de rua.
Com o alerta de declínio de temperatura nos próximos dias, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social de Rio Preto (Semas) reativou a Operação Noite Sem Frio. O objetivo é oferecer acolhimento emergencial a pessoas em situação de rua.
No total, 11 profissionais, entre técnicos e educadores sociais, percorrem as ruas oferecendo acolhimento e outros serviços. Os que aceitam a ajuda são transportados para entidades parceiras da Semas. O atendimento é realizado com o apoio de veículos do Centro Pop e da Defesa Civil que fazem o transporte das pessoas até os pontos de acolhimento. Para os acolhidos acompanhados de animais de estimação, a Casa de Cireneu oferece estrutura adequada com tenda e área cercada, estrutura organizada e mantida pela equipe da Secretaria de Bem-Estar Animal.
As entidades assistenciais Casa de Cireneu, Pousada da Esperança, Albergue Municipal e Casa de Passagem disponibilizam 220 vagas para pernoite com oferta de banho e alimentação, para homens e mulheres. “Caso haja necessidade de mais vagas, estão abertas, pois ninguém vai ficar desabrigado, pois é um momento de acolhimento. Há espaço para os atendidos deixarem os pets, guardarem os pertences”, explica a secretária Sandra Reis.
A força-tarefa é composta por diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo o Fundo Social de Solidariedade, as secretarias de Bem-Estar Animal, Saúde, Segurança Pública, além da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM).